SEJAM BEM VINDOS!!!

Olá!!! Gostaria de dar as boas vindas a você que me visita neste blog....
Fique a vontade em comentar, sugerir...
Espero ajudar você de alguma forma.
Grande abraço!!!

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Artes - A pintura


A PINTURA



Na pintura o artista expressa suas emoções basicamente por meio das cores. Além das cores, o pintor representa o seu olhar sobre o mundo por meio de texturas, formas e figuras. Os materiais de trabalho usados são pincéis, tinta, lápis, canetas, entre outros.

Os pintores aprendem a representar o mundo:

# Ao observá-lo e ao refletir sobre ele;

# Ao produzir imagens por meio do movimento das mãos;

# Ao brincar com as cores, texturas e formas;

# Ao utilizar o espaço e os limites dos suportes de trabalho.

As telas adequadas para a pintura são feitas de tecido. Os artistas podem comprar as telas prontas ou construí-las.

Para fazer uma tela, basta pregar um tecido em uma moldura de madeira, deixando-o bem esticado. Na superfície do tecido passa-se uma mistura de tinta branca, água e cola para deixá-lo bem liso. Aí tem de esperar secar.

A tela pode ter vários tamanhos; ao pintar, o artista tem de considerar se a imagem fica adequada ao tamanho do plano da tela.

OS MATERIAIS USADOS NA PINTURA EM TELA


Para pintar ao ar livre é mais adequado utilizar uma tela pequena, pois é mais fácil de carregá-la.

Os artistas que pintam ao ar livre costumam se inspirar na natureza e observar a paisagem ao vivo. Eles costumam carregar também o cavalete para apoiar a tela, os pincéis e a paleta, usada para misturar as cores das tintas.

A tinta a óleo é a preferida dos artistas, pois seca rápido, tem brilho e textura e com ela pode-se pintar em camadas, isto é, uma imagem por cima da outra. As tintas a óleo devem ser manuseadas com cuidado, pois algumas substâncias podem ser tóxicas e inadequadas para crianças.

Além da tinta a óleo, para pintar na tela podem ser usados também outros tipos de material, como tinta guache, a acrílica ou a plástica, de preferência produtos não tóxicos.



O ATELIÊ DO ARTISTA

O ateliê é o local onde o artista produz a sua obra e guarda seus materiais e modelos. Geralmente é um espaço que tem boa luminosidade e uma janela ampla. O ateliê é também chamado estúdio.

ATIVIDADES

# Pintura de assopro. – Coloque um pouco de tinta guache, nas cores de sua preferência, no papel e com o canudo vá soprando para todos os lados antes da tinta secar.

Materiais: tinta guache, papel A4, canudo de refrigerante.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário