SEJAM BEM VINDOS!!!

Olá!!! Gostaria de dar as boas vindas a você que me visita neste blog....
Fique a vontade em comentar, sugerir...
Espero ajudar você de alguma forma.
Grande abraço!!!

sábado, 26 de junho de 2010

CIÊNCIAS

A anatomia da pele

A epiderme é constituída por 3 regiões diferentes. A região mais externa é chamada de camada córnea. Por incrível que pareça, a camada córnea é constituída exclusivamente de células mortas intensamente queratinizadas. A presença de queratina (proteína de revestimento externo da epiderme) nessa região torna a pele humana resistente à perda de água. Outro fato curioso é que a camada córnea sofre constante descamação, com intensa perda de células.

Abaixo da camada córnea há vários estratos de células vivas que formam a camada epitelial da epiderme. Nessa região as células iniciam a síntese de queratina, que vai se tornando mais abundante à medida que migram em direção à camada córnea. As células da epiderme vivem em media apenas um mês. Apesar desse breve período, são extremamente ativas. Assim, teoricamente, trocamos todo o revestimento externo de nossa pele, em média, no período de apenas 30 dias.

A região mais interna da epiderme recebe o nome de camada germinativa. Nesse local ocorre intensa divisão celular, portanto a camada germinativa é a responsável pela constante renovação de células da epiderme. Abaixo da camada germinativa há uma lâmina basal, sem estrutura celular e formada por glicoproteínas, que separa o tecido epitelial externo (epiderme) do tecido conjuntivo (derme) situado logo abaixo. Assim, a pele não é formada apenas pelo tecido epitelial.

Alem da epiderme há uma região mais profunda da pele chamada de derme. Na derme, há elementos provenientes das regiões internas do organismo, como vasos sanguíneos e nervos.

A derme é constituída por tecidos elásticos com grandes espaços intercelulares. Nesses espaços há finos vasos sanguíneos, as raízes de pêlos, nervos táteis e de outros tipos, músculos lisos que eriçam os pêlos, e uma variedade de glândulas especializadas, entre as quais as sudoríparas e as sebáceas.

(Adaptado do texto disponível em: www.afh.bio.br - acesso em 07/06/07).

Texto complementar II

O que provoca o albinismo?

A palavra albinismo deriva do latim albus (branco) e se refere à incapacidade de um individuo ou animal de fabricar um pigmento denominado melanina (do grego melan, negro) que dá cor à pele e a protege da radiação ultravioleta tanto do Sol como de qualquer dispositivo artificial, como as câmaras de bronzeamento artificial.

Diferentes alterações dos genes podem causar albinismo. Por exemplo, a falha ou ausência de algumas das enzimas envolvidas na produção da melanina já é suficiente para causar despigmentação dos tecidos. Neste caso, o individuo ou animal possui melanócitos, mas uma disfunção não permite que essas células fabriquem o pigmento.

O albinismo é uma disfunção universal que pode afetar tanto o homem como a mulher e também afeta outros animais. É muito freqüente em ratos, coelhos, cavalos, porcos, peixes ósseos, tubarões e tigres.

As pessoas ou animais com albinismo têm muito pouca ou nenhuma pigmentação nos olhos, pele ou cabelo. Seus cabelos, sobrancelhas e pestanas são totalmente brancos ou de um amarelo muito pálido, a tez é extremamente clara, e ao olhos podem chegar a ser rosados. A despigmentação com a qual nascem não se modifica com a idade.

Os albinos têm dificuldade de enxergar em lugares muito claros e podem sofrer queimaduras por radiação solar muito facilmente, sendo bastante provável que desenvolvam câncer de pele caso não se protejam adequadamente.

O albinismo pode apresentar-se de forma total ou parcial, afetando respectivamente todo o corpo ou apenas algumas regiões. A forma mais comum, no entanto, é a total.

Hereditariedade

O albinismo é hereditário e está condicionado a um gene pouco comum que determina certas características físicas e que tem caráter recessivo, não aparecendo em todas as gerações. Estima-se que uma em cada grupo de 17.000 pessoas seja Albina.

Quando um dos pais possui o gene recessivo do albinismo, existe a probabilidade de 25% de transmissão em cada gravidez. De cada quatro filhos, um pode apresentar a doença. No entanto, no caso do nascimento de filho saudável, há 50% de possibilidade de ele ser portador do gene e gerar filhos com albinismo.

A terapia genética abre uma possibilidade para os portadores do albinismo. No futuro, essas pessoas talvez possam receber os genes que faltam as suas células pigmentadoras, a fim de que adquiram a capacidade de sintetizar a melanina.

(Adaptado do texto disponível em: http://noticias.terra.com.br/ciencias - acesso em 07/06/07)

Responda em seu caderno:

Como está constituída a epiderme?

Explique como são essas três camadas da epiderme:

O que é a lâmina basal?

Como está constituída a derme?

O que quer dizer a palavra albinismo?

Cite os fatores que podem causar o albinismo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário